A água do mar pode se tornar potável?
Um dos maiores problemas que a humanidade pode enfrentar é a falta de água potável para todos. Apesar de o planeta Terra ser constituído na sua maior parte por água, a grande maioria dela encontra-se nos mares e oceanos, com 3,5% em massa de sais dissolvidos e não são próprias para o consumo humano. Se ingerirmos a água do mar, o nosso organismo não conseguirá eliminar todo esse sal e as células sofrerão desidratação, liberando suas águas e podendo nos levar à morte. Assim, existe uma técnica, a dessalinização, que visa purificar a água do mar, retirando seu sal e tornando-a própria para o consumo humano e seu uso em diversas atividades.
Essa técnica baseia-se no princípio da osmose, que é a passagem de solvente por uma membrana semipermeável do meio menos concentrado em soluto para o mais concentrado. Esse solvente, que geralmente é a água, vai passando de modo espontâneo até que a altura da solução que está recebendo a água chegue num ponto que exerça uma pressão sobre a membrana, impedindo que o fluxo do solvente continue. Essa pressão é denominada pressão osmótica, que é característica para cada líquido e solução.No caso da água, a sua pressão osmótica é em torno de 30 atm a 25ºC. Desse modo, se aplicarmos uma pressão maior do que 30 atm sobre a água da solução mais concentrada, provocaremos a osmose reversa, que é a passagem do solvente da solução mais concentrada para a mais diluída.É isso que se faz na dessalinização da água: aplica-se uma pressão sobre a água do mar maior do que a sua pressão osmótica e, com isso, a água passa pela membrana semipermeável em direção ao outro recipiente contendo água pura.
A pressão osmótica que precisa ser vencida é proporcional à concentração do soluto e à temperatura, o que significa, por exemplo, que quanto mais concentrada estiver a solução, maior será a pressão que teremos que aplicar para vencer a pressão osmótica. A pressão aplicada na osmose reversa para dessalinizar a água é conseguida por meio de motores elétricos, o que deixa esse processo mais caro.Lembre-se também que a membrana semipermeável é seletiva, deixando a água passar, mas não permitindo a passagem do sal.
Referências:
Comentários
Postar um comentário