Mais algumas questões para treinar os conhecimentos sobre Osmose e Equilíbrio de Gibbs-Donnan

Mais algumas questões para treinar os conhecimentos sobre Osmose e Equilíbrio de Gibbs-Donnan

1) (Unifesp-2002) De forma geral, a água do mar exerce uma alta pressão osmótica sobre os organismos (cerca de 12atm) e a água doce exerce praticamente nenhuma. Os fluidos do corpo dos vertebrados exercem uma pressão osmótica de 30 a 40% daquela da água do mar, ocupando, portanto, uma posição intermediária. Considerando essas informações, em termos osmóticos, a tendência para Peixes ósseos marinhos e Peixes ósseos de água doce respectivamente:

a) Ganhar solutos e água; Perder solutos e água
b) Ganhar solutos e perder água; Ganhar solutos e perder água
c) Ganhar solutos e perder água; Perder solutos e ganhar água
d) Perder solutos e ganhar água; Perder solutos e água
e) Perder solutos e ganhar água; Ganhar solutos e perder água


2) (Adaptado de FATEC-2006) A água ocupa 70% da superfície da terra, sendo que desse total 97% são água salgada.
Dos 3% de água doce, 0,01 vai para os rios, ficando disponível para uso. Levando-se em conta que a água é um elemento essencial a vida, na falta de água potável não podemos beber água salgada porque: 
a) o sal ingerido é causa a absorção excessiva de água pela célula levando a lise.
b) o excesso de sal causa diminuição de transpiração e aumento de temperatura provocando desnaturação das proteínas do corpo.
c) os sais ingeridos provocam alteração no processo de digestão dos alimentos.
d) o sal ingerido em excesso leva a um desequilíbrio osmótico, que provoca desidratação.
e) o aumento da quantidade de sais provoca diminuição da corrente sanguínea e, consequentemente parada cardíaca.


3) (UERJ-2006) Foram utilizados, em um experimento, dois salmões, X e Y, de mesmo sexo, peso e idade. O salmão X foi aclimatado em um aquário contendo água do mar, e o salmão Y, em um aquário similar
com água doce. As demais condições ambientais nos dois aquários foram mantidas iguais e constantes. Observe, no gráfico a seguir, os resultados das medidas, nesses peixes, de dois parâmetros em relação ao íon
Na+: taxa de absorção intestinal e taxa de excreção pelo tecido branquial. 
Considerando o exposto, explique: 
a) as diferenças encontradas entre os peixes nos valores dos parâmetros medidos e identifique o tipo de aclimatação que corresponde aos pontos 1 e 2 do gráfico; 
b) a atuação do rim no processo de controle hídrico de salmões adaptados em água do mar e em água doce.

4) (PUC - RJ-2007) Os salmões são peixes migratórios, que vivem em água salgada, mas migram para as águas doces de rios na época da reprodução.
Para assegurar o equilíbrio osmótico de seu corpo, esses peixes que migram temporariamente da água salgada para água doce e viceversa, apresentam o seguinte mecanismo: 
a) quando em água doce, urinam pouco e eliminam sais por transporte ativo. 
b) quando em água doce, urinam pouco e eliminam sais por transporte passivo. 
c) quando em água doce, urinam muito e absorvem sais por transporte ativo.
d) quando em água salgada, urinam muito e não eliminam os sais em excesso. 
e) quando em água salgada, urinam muito e absorvem sais por transporte ativo.


5) (MUNDO EDUCAÇÃO)A osmose é um fenômeno que ocorre quando duas soluções são separadas por uma membrana semipermeável que permite o fluxo de solvente. O fluxo sempre ocorre do meio:
a) hipotônico para o hipertônico.
b) hipertônico para o hipotônico.
c) isotônico para o hipotônico.
d) isotônico para o hipertônico.
e) hipertônico para o hipertônico.

6) (MUNDO EDUCAÇÃO)Quando colocamos uma hemácia em um local rico em água, essa célula aumenta de tamanho em virtude da passagem dessa substância por osmose. Nesse caso, dizemos que a hemácia foi colocada em um meio:
a) hipertônico.
b) isotônico.
c) hipotônico.
d) metatônico.

7) (MUNDO EDUCAÇÃO) Quando uma célula vegetal é colocada em um meio hipotônico, ocorre uma migração da água para o interior da célula. Esse movimento de água faz com que a célula aumente consideravelmente de tamanho. Dizemos, nesse caso, que a célula está:
a) plasmolisada.
b) deplasmolisada.
c) túrgida.
d) lignificada.

8)(UFRGS) Indique a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que aparecem.


A prática de conservar frutas em caldas açucaradas (compotas) e de salgar certos alimentos, como carne bovina (charque) e bacalhau, constitui-se em um eficiente método de conservação de alimentos contra a ação de organismos decompositores, como fungos e bactérias. Em ambos os casos, a adição de um __________ ao alimento produz um meio _______. Assim, quando entram em contato com esse alimento, as células dos organismos decompositores acabam ___________ água por ____________.
a) Soluto – hipotônico – ganhando – transporte ativo.
b) Solvente – hipertônico – ganhando – osmose.
c) Solvente – isotônico – perdendo – difusão.
d) Soluto – hipertônico – perdendo – osmose.
e) Solvente – hipotônico – perdendo – difusão.

 9) UnG - Batatas, antes de serem fritas, são imersas em água com sal durante alguns minutos e depois escorridas em papel absorvente. Além de realçar o sabor, qual o efeito biológico acarretado por essa providência? 
a) As batatas amolecem tornando-se mais fáceis de mastigar. 
b) A água com sal hidrata o alimento tornando-o mais volumoso. 
c) A água lava o alimento e elimina as bactérias alojadas nas células. 
d) As batatas perdem água, fritam melhor e tornam-se mais crocantes. 
e) A água acelera os processos mitóticos, aumentando a massa das batatas.

10) O que é o Equilíbrio de Gibbs-Donnan? a) É o equilíbrio entre as cargas positivas e negativas dentro e fora da célula para manter a eletroneutralidade; b) É o equilíbrio de solutos dentro e fora da célula. c) É o equilíbrio que mantém diferentes (valores) de cargas dentro e fora da célula. d) É o equilíbrio de todas as funções corporais. e) É o equilíbrio de solvente dentro e fora da célula.


GABARITO

1) c) Ganhar solutos e perder água; Perder solutos e ganhar água


2) d) o sal ingerido em excesso leva a um desequilíbrio osmótico, que provoca desidratação.


3) a) as diferenças encontradas entre os peixes nos valores dos parâmetros medidos e identifique o tipo de aclimatação que corresponde aos pontos 1 e 2 do gráfico; 
Taxa de absorção intestinal: Salmão X - é elevada porque o peixe bebe a água salgada para evitar a desidratação provocada pelo meio externo hipertônico; Salmão Y - é baixa porque o peixe não bebe água doce, por tender a uma hiper-hidratação devido ao meio externo hipotônico. Taxa de excreção branquial: Salmão X - é alta para compensar a entrada excessiva desse íon; Salmão Y - é baixa porque o peixe precisa reter sódio. Ponto 1 - em água doce Ponto 2 - em água do mar 
b) a atuação do rim no processo de controle hídrico de salmões adaptados em água do mar e em água doce.
Em água salgada, o rim praticamente não elimina urina para reter a maior quantidade possível de água, devido à tendência do peixe em desidratar-se. Em água doce, o rim excreta uma grande quantidade de urina diluída para evitar a tendência a hiper-hidratação.

4) c) quando em água doce, urinam muito e absorvem sais por transporte ativo. Isso ocorre devido ao meio ser hipotônico em relação ao seu corpo, assim absorvem muita água.

5) Alternativa “a”. A osmose ocorre sempre do meio com menos soluto para o meio com mais soluto, ou seja, do meio hipotônico para o hipertônico.

6)Alternativa “c”. O meio era hipotônico em relação à hemácia, pois a água movimentou-se do meio para o interior da célula, ou seja, do local com menos soluto para o meio com mais soluto.

 7)Alternativa “c”. Quando a célula recebe uma grande quantidade de água, ela se torna túrgida. Mas quando ela perde uma grande quantidade de água e ocorre o afastamento do citoplasma da parede celular, dizemos que ela está plasmolisada.

8)Alternativa “d”. A prática de conservar frutas em caldas açucaradas (compotas) e de salgar certos alimentos, como carne bovina (charque) e bacalhau, constitui-se em um eficiente método de conservação de alimentos contra a ação de organismos decompositores, como fungos e bactérias. Em ambos os casos, a adição de um soluto ao alimento produz um meio hipertônico. Assim, quando entram em contato com esse alimento, as células dos organismos decompositores acabam perdendo água por osmose.

9) Resposta: d.

Resolução: Como as batatas foram colocadas num meio hipertônico em relação a elas, estas sofrem plasmólise (perdem água). Como consequência disso, ficam mais crocantes e fáceis de fritar.

10) Resposta: A.
Resolução: É o equilíbrio que se produz entre íons que podem atravessar a membrana plasmática e os que não são capazes de fazê-lo. Essas composições de íons devem ser determinadas tanto pelas suas composições quanto pelas suas cargas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quiz - Teste seus conhecimentos sobre RADIAÇÃO